“Ser pobre, não ir bem na faculdade ou na escola, uma vida social ruim, falta de confiança, baixa autoestima como todos sabemos, está na sua cabeça.” Você provavelmente já ouviu tudo isso antes, mas vale a pena repetir isso um milhão de vezes para algumas pessoas entenderem a importância das nossas crenças, afinal a nossa mentalidade dita até onde podemos ir e o que conquistamos.
Com muita frequência, muitos ficam presos a pensar que seu próprio valor é baseado no tamanho da casa que tem, no estilo de carros que dirigem ou no status social das companhias que estão.
• Contudo, nosso valor é baseado em quem pensamos que somos, e nosso valor é medido apenas por nós mesmos e não por mais ninguém.
• O que temos que fazer para nos reivindicar de volta é esquecer o que as outras pessoas estão dizendo sobre nós.
Nota de cautela: Isso não quer dizer que seu círculo social, e a opinião de sua família (sua verdadeira família, aqueles que o amaram por toda a sua vida) não contam, na verdade é bom ouvi-los! Só que você precisa ter uma visão equilibrada e transparência.
• Esqueça o que você acha que seus colegas de trabalho pensam de você; esqueça o que as pessoas na rua podem pensar de você. Faça o que você faz e tenha orgulho.
É muito bom dizer isso tudo, mas como podemos parar de nos preocupar com o que as outras pessoas podem pensar de nós?
Temos que decidir que nos preocupamos conosco. Em outras palavras, tome uma decisão consciente e diga-a. "Eu venho em primeiro lugar. Tenho que cuidar de mim antes de poder cuidar de outra pessoa”.
Pode levar um bom tempo para enraizar esse sentimento dentro de você. Você precisará fazer um esforço consciente para parar em certas coisas e dizer: "Eu Venho Primeiro!”.
Talvez quando seu colega de trabalho pedir para você fazer algo que o incomoda, pare e diga a si mesmo "Eu venho primeiro!” e você encontrará coragem para dizer não ao seu colega de trabalho.
Diga 'NÃO' com mais frequência.
•Quando aquele pequeno sinal de alerta tocar em sua cabeça e você sentir aquele formigamento no estômago que diz que algo não está certo, diga: ‘NÃO!’
"NÃO". Essa pequena palavra de duas letras pode elevar sua autoestima e gradualmente aumentar a confiança em você. Não quero dizer que você diga NÃO para tudo, não quero que você seja despedido ou perca um relacionamento ou algo assim.
Apenas diga NÃO quando parecer certo dizer NÃO
Depois de praticar essas duas sugestões acima por alguns meses, sua autoconfiança terá melhorado enormemente. Quando isso acontecer, você descobrirá que se importará menos com o que as outras pessoas pensam sobre você, pois estará sendo mais congruente consigo mesmo e se sentirá confortável consigo mesmo.