Com que frequência você respira fundo durante o exercício?
Caso não esteja fazendo isso, você pode estar perdendo alguns benefícios. Este artigo mostrará três técnicas para ajudá-lo a respirar mais profundamente durante o treino.
• Foi demonstrado que a respiração profunda aumenta os níveis de oxigênio no sangue, melhora a saúde cardiovascular e até melhora o humor.
O problema é que a maioria das pessoas não está consciente de respirar corretamente durante o exercício.
• Você deve inspirar e expirar pelo nariz. Isso ajuda a evitar que o ar estagne nos pulmões e cause o colapso deles. Ao fazer isso, você também abre o peito e expande a caixa torácica ao respirar profundamente.
É uma ótima maneira de alongar os músculos da parte superior das costas.
• Quando você respira mais profundamente, você obtém mais oxigênio em seu corpo. Isso significa que você está recebendo mais energia durante o treino. Afinal, quando você se sente cansado ou lento após o treino, teu nível de oxigênio normalmente está mais baixo.
Inalar pelo nariz também o deixará mais alerta porque estimula os nervos olfativos. Portanto, se você quiser abrir o apetite para o jantar, tente fazê-lo respirando fundo algumas vezes antes de comer.
1 - Respire fundo antes do exercício.
Se você já tentou correr sem primeiro respirar fundo, sabe como pode ser difícil. No entanto, a pesquisa mostra que a respiração profunda pode melhorar o desempenho. Isso pode soar contra intuitivo, mas faz sentido.
Durante o exercício, sua frequência cardíaca aumenta. No entanto, sua frequência cardíaca permanece mais baixa durante o treino quando você usa técnicas de respiração adequadas.
Portanto, em vez de esperar até começar a se exercitar para respirar fundo, faça uma agora. Sente-se, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Certifique-se de respirar lenta e profundamente pelo nariz. Segure por cerca de 10 segundos. Em seguida, solte-o lentamente. Repita o processo várias vezes.
2 - Use seu nariz para controlar sua taxa de expiração.
Da próxima vez que for correr, pare no topo de uma colina e olhe ao redor. Quantos corredores estão ofegando como cachorros?
Eles parecem estar com falta de ar porque suas bocas estão bem abertas. Isso é ruim por dois motivos: Primeiro, leva a uma má função pulmonar. Em segundo lugar, torna mais difícil para eles controlar suas inalações e exalações.
Em vez disso, concentre-se em usar apenas o nariz para controlar a respiração. Mantenha a boca fechada o máximo possível. Ao inspirar pelo nariz, mantenha os lábios franzidos. Ao expirar, deixe seus lábios relaxarem. Faça isso por alguns minutos e veja o que acontece.
3 - Desacelere seu batimento cardíaco após o exercício.
Outro benefício da respiração profunda é que ela diminui os batimentos cardíacos. É por isso que é importante praticar a respiração profunda antes do exercício. A pesquisa mostra que isso reduzirá o risco de desenvolver pressão alta, levando a um derrame ou ataque cardíaco.
Portanto, se você se sentir ansioso ou estressado antes de um grande evento, reserve um tempo para meditar e se acalmar. Então, quando estiver pronto para começar sua rotina pré-exercício, dedique alguns momentos para se concentrar em sua respiração. Sente-se em uma posição confortável e feche os olhos. Deixe sua mente vagar. Sinta-se à vontade para pensar em qualquer coisa, inclusive em suas preocupações sobre a apresentação de amanhã.
Então, enquanto você se senta quieto, concentre-se em sua respiração e faça o seguinte:
• Inspire pelo nariz por cerca de cinco segundos.
• Segure-o por mais cinco segundos e solte-o lentamente.
• Repita essas etapas de três a quatro vezes.
• Faça esta técnica de respiração todos os dias por pelo menos 30 minutos.
Respirar mais profundamente do que o normal durante o exercício ajuda você a trabalhar melhor, sentir-se melhor após o exercício e viver mais.