Seja líder: Como conduzir conversas de envolvimento dos funcionários

Qual é a diferença entre engajamento e satisfação dos funcionários?

Quando você ouve as expressões “satisfação do funcionário” e “engajamento do funcionário”, pode pensar que ambos são a mesma coisa. No entanto, eles são realmente muito diferentes! 

Os gerentes precisam fazer todos os esforços para garantir que seus funcionários estejam engajados e satisfeitos em seus trabalhos. Se eles desejam desenvolver uma força de trabalho de alto desempenho, é fundamental reconhecer as distinções entre as duas frases.

Engajamento dos Funcionários x Satisfação dos Funcionários

O engajamento dos funcionários surge quando um funcionário se dedica a garantir que suas organizações atinjam todas as suas metas. Um funcionário engajado é levado a trabalhar todos os dias e busca continuamente maneiras de melhorar a organização.

A satisfação do funcionário descreve uma pessoa que gosta de seu trabalho, mas não investe nele. Imagine um funcionário chegando ao trabalho dia após dia, sem contribuir mais do que o solicitado e contando os minutos até que ele possa sair do trabalho.

Como Conduzir Conversas de Envolvimento de Funcionários

Os funcionários que trabalham para empresas que executam uma estratégia de engajamento de funcionários têm maior probabilidade de confiar em seus líderes e sentir que sua organização os valoriza e respeita. Como resultado, todos os aspectos da empresa se beneficiam de um maior envolvimento dos funcionários:

1- Maiores níveis de produtividade

2- Experiências do cliente aprimoradas

3- Potencial do funcionário liberado.

Para ajudá-lo a conduzir as conversas sobre o envolvimento dos funcionários, incluímos quatro perguntas para você fazer aos seus funcionários, entender seu nível de envolvimento e determinar a maneira mais eficaz de envolver sua equipe. 

Seus funcionários conseguem correlacionar claramente seus esforços e os objetivos de empresa 

Como líder, você deve incutir em seus funcionários uma paixão para ficar um passo à frente da concorrência. Isso começa destacando claramente a correlação entre suas contribuições e os objetivos da organização. 

Trabalhadores engajados que reconhecem o impacto de suas contribuições se sentirão como um componente integral para o sucesso da organização, o que lhes permite ter orgulho de seu trabalho e da marca da empresa. 

A liderança da empresa é capaz de motivar os funcionários?

Há duas áreas de ênfase na construção do engajamento dos funcionários: o nível de engajamento que um trabalhador tem com a empresa e também com seu gerente. Como líder, garantir que seus funcionários não apenas gostem de seu trabalho, mas também estejam engajados e motivados para o desempenho, pode ajudá-lo a superar os maiores obstáculos da sua empresa para o sucesso.

Os funcionários mais engajados com sua gestão recebem orientação e flexibilidade em suas tarefas. Quando os líderes estão envolvidos na jornada de seus funcionários, sua equipe se sentirá motivada a aparecer para trabalhar diariamente acreditando no que está fazendo. 

• Funcionários engajados acreditam que têm o apoio da empresa para a qual trabalham e se sentirão emocionalmente envolvidos em seu trabalho, o que os impulsiona a contribuir para o sucesso da empresa.

É fácil para sua equipe entender a missão e os objetivos de sua empresa?

Para ser engajado, o colaborador deve se dedicar aos valores da empresa. Eles são continuamente motivados a lutar por um objetivo comum que seja consistente com a visão da empresa. 

Se os funcionários tiverem uma estrela do norte à qual se referem constantemente, eles terão uma compreensão clara de suas prioridades e se sentirão mais ligados às suas tarefas. Além disso, aqueles que trabalham com propósito colocam todo o seu esforço, ajudando sua empresa a atingir seus objetivos.

Quão bem equipados estão seus gerentes para liderar uma equipe de sucesso?

A manutenção de altos níveis de engajamento começa com o líder e se estende ao resto da organização. Especificamente, requer o uso da inteligência emocional para fazer com que os funcionários se sintam parte vital da equipe. 

Sem perceber como os funcionários estão emocionalmente ligados ao trabalho, os gerentes não saberão o quanto seus funcionários são dedicados ao sucesso da empresa. 

Liderar com inteligência emocional e conectar-se com os funcionários pode promover uma cultura corporativa mais forte, equipes coesas e de alto desempenho com maior eficiência e uma reputação estimada que poucos podem superar.


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais conteúdo!
Telegram Pinterest


Post Relacionados



Copyright © GerpoBlog All rights reserved

O GerpoBlog é um lugar onde você pode aprender sobre saúde, nutrição, bem-estar e autodesenvolvimento. No entanto, lembre-se de que as informações fornecidas não substituem um diagnóstico ou tratamento médico especializado. É sempre importante consultar um médico qualificado.