Vá com calma: 4 dicas para ajudá-lo a fazer o que importa de maneira gentil

Uma maneira comum de fazer as coisas é ser duro consigo próprio, mesmo ao tentar se motivar por uma boa causa.

Outra coisa, é sempre definir padrões muito elevados para si mesmo, e desejar mantê-los a qualquer custo.

É verdade que, essa maneira de fazer as coisas pode realmente ajudá-lo a realizar grandes coisas em sua vida e a cumprir as tarefas, todas as semanas.

Só que tem um alto preço…

Confira 3 coisas Negativas que essa Atitude em relação a si mesmo traz:

Você destrói sua auto-estima.

À medida que você alcança as coisas dessa forma, tende a destruir sua própria auto-estima ao mesmo tempo.

Com o tempo, você sentirá que merece cada vez menos sucesso. Com isso, a frustração e a raiva podem se tornar cada vez mais comuns à medida que você falha em atingir esses padrões muito elevados.

Você suga a diversão e a emoção das coisas.

Uma atitude inflexível ou dura em relação a si mesmo tende a tornar as coisas que costumavam ser divertidas e emocionantes cada vez menos.

Em vez disso, com o tempo, essa atitude se transforma num fardo que você pode começar a enfrentar,  porque teme o fracasso ou não atende aos seus altos padrões.

Você terá um desempenho cada vez pior.

À medida que sua auto-estima diminuir, você se sentirá menos motivado para enfrentar as tarefas e projetos de sua vida. 

Gradativamente, a diversão e a emoção desaparecerão... Então, muitas das coisas que você faz perderão o brilho, e a procrastinação tenderá a se tornar cada vez mais comum.

Além disso, o trabalho que você faz torna-se menos enérgico e focado e, portanto, os resultados também não são tão bons.

Muitos costumam seguir o caminho mais difícil sem equilíbrio, acreditando que a jornada precisa ser sofrida para valer a pena, com o passar do tempo, percebem que não valerá a pena.

Você não precisa experimentar essa amarga experiência. Então, o que você pode fazer se sentir que talvez seja duro demais consigo mesmo ou se punir com frequência?

Separamos  4 dicas que ajudam muitos a serem mais gentis com eles mesmos, a aproveitarem o tempo em coisas mais importantes e a se sentir melhor com você mesmo e com sua vida.

1. Lembre-se dos efeitos negativos dessa atitude.

O simples ato de se lembrar do quanto esse excesso de auto cobrança tem sido prejudicial, é uma maneira muito eficaz de substituir o velho hábito, porque o ajudará a ver o impacto dessa atitude em sua vida, te permitindo ser mais brando consigo mesmo.

2. Busque padrões mais humanos e inteligentes para si mesmo.

Filmes, livros e as pessoas ao seu redor podem impor a você padrões que são apenas pura fantasia ou algum tipo de sonho perfeito.

Porém a vida é viva, não uma fantasia ou sonho, e estabelecer padrões tão elevados de produtividade que ninguém pode cumprir apenas leva ao que você pode ver como fracasso e decepção em si mesmo e em sua vida.

Dica Valiosa: Relaxe um pouco e aceite que todos têm falhas e nem sempre as coisas saem como planejado. Aceite que, por mais que  você melhore as coisas, elas nunca serão perfeitas.

Perceba que você não será rejeitado se as coisas ou você não forem perfeitas. Pelo menos não por seres humanos razoavelmente bem equilibrados, como a maioria das pessoas realmente são na realidade.

3. Concentre-se em opiniões positivas e úteis em contratempos.

A autocrítica é muito comum quando se comete um erro ou falha. Isso é útil até certo ponto, porém, o excesso ou a constância são verdadeiros atrasos de vida.

E esse sentido, é um hábito muito destrutivo porque ao ampliar ou reforçar constantemente um desses eventos de falha em algo, você se sentirá deprimido por dias ou semanas, podendo até te fazer você desistir completamente.

Portanto, quando você for duro consigo mesmo por causa de uma falha ou erro, relaxe um pouco e seja um pouco mais leve consigo mesmo. 

Lembre-se de que essa é uma estratégia muito melhor para manter a motivação e a autoestima em alta.

Pergunte-se:

• O que posso aprender com essa situação?

• Como posso usar o que aprendi com isso para não cometer o mesmo erro novamente e seguir em frente de maneira mais inteligente?

4. Comemore seus pequenos passos de avanço.

Se você tem o hábito de comemorar apenas quando atinge um grande marco ou um ou dois momentos perfeitos, pode perder a motivação e sentir que nunca está feliz ou chegando onde deseja.

Portanto, crie o hábito de comemorar também seus pequenos sucessos diários e semanais.

Isso o ajudará a afastar a monotonia que cansa a alma e a se manter entusiasmado, em vez de ficar cada vez mais desmotivado, pensando em desistir no meio do caminho para aquele grande marco.


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais conteúdo!
Telegram Pinterest


Post Relacionados



Copyright © GerpoBlog All rights reserved

O GerpoBlog é um lugar onde você pode aprender sobre saúde, nutrição, bem-estar e autodesenvolvimento. No entanto, lembre-se de que as informações fornecidas não substituem um diagnóstico ou tratamento médico especializado. É sempre importante consultar um médico qualificado.