Amizades: Por que ser seletivo?

Um Estudo Científico divulgado pelo Neurocientista Eslen Delanogore, procurou analisar um fenômeno chamado de conformidade social.

Segundo Ele, os pesquisadores queriam entender como os animais tendem a ir com o grupo, em oposição ao que seria, por vezes, mais viável para a sobrevivência.

Inúmeros estudos já olharam para esse fenômeno, porém esse ai fez algo diferente: estudou os animais na natureza, livres. Olha a foto do post.

Basicamente, os pesquisadores deixaram em uma savana duas caixas contendo milho de duas cores diferentes (rosa e azul - isso ajuda o animal discriminar o milho). Em um dos milhos, por alguns meses, os pesquisadores adicionaram uma substancia amarga, que gera um gosto ruim. No outro milho, eles não adicionaram nada. Logo, um milho era ruim e outro bom.

Durante algum tempo, obviamente, os animais começaram a comer só o milho bom, ignorando aquele milho com aditivo amargo. Porém, depois de alguns meses os pesquisadores pararam de colocar o aditivo amargo no milho, deixando ambos os milhos sem gosto ruim. Nessa altura do campeonato, os animais já haviam aprendido que o milho de cor rosa era o milho gostoso e o azul era ruim. No entanto, já não havia mais gosto ruim no azul.

Interessantemente, conforme novas gerações de macacos iam nascendo e novos animais iam migrando para aquela região, todos começavam a comer só o milho rosa, evitando o azul, mesmo sem o azul ser ruim. Isto é, os animais ignoraram a metade da comida simplesmente porque o grupo não comia, logo eles também não comiam. A tendência era fazer o que o grupo faz.

Outros estudos também mostraram que um macaco tem maior tendência de repetir um comportamento quando vê três macacos fazendo aquele comportamento do que quando vê um macaco fazer o comportamento três vezes. Em outras palavras: quanto mais agentes do grupo realizarem o comportamento, maior a tendência do animal fazer o comportamento. Não é o número de comportamento, mas a quantidade de colegas que fazem o comportamento.

É por isso que você faz determinadas coisas, mesmo sem gostar, especialmente muitos hábitos disfuncionais que tem.

O que isso tem a ver conosco especialmente?

Têm se observado a mesma reação em sociedades humanas. Inclusive há alguns antigos conselhos sobre isso: 

‘Quem Anda com Sábios se Tornará Sábio’ (Provérbios 13:20)

‘Más Companhias Estragam Bons Hábitos’ ( 1 Coríntios 15:33)

"Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és” (Provérbio Popular)

Entre tantas outras descobertas nesse sentido, o fato é que: 

— Seres humanos influenciam outros com suas Ações, quer seja conscientemente ou inconscientemente.

É exatamente por este motivo que as indústrias juntas investem trilhões em propagandas. 

Caso esse método não fizesse sucesso, não investiriam vez após vez nesse método de ensino.

Talvez você se pergunte: Tá... Mas o que posso tirar de prático disso tudo?

Resposta: Idealize o Tipo de Pessoa que Você deseja Ser, depois anote o nome das 10 pessoas com quem mais convive — 5 pessoalmente e 5  online — então observe as atitudes deles, e compare isso com a sua Auto Projeção. Feito isso analise imparcialmente e individualmente cada um: 

Essa Pessoa tem os atributos que desejo?

Está disposta a me apoiar neste sentido?

Qual objetivo de vida dela(e)?

Quando encontrar as respostas a essas perguntas, estará em melhores condições de avaliar até onde conseguirá chegar com esse tipo de companhia.  


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais conteúdo!
Telegram Pinterest


Post Relacionados



Copyright © GerpoBlog All rights reserved

O GerpoBlog é um lugar onde você pode aprender sobre saúde, nutrição, bem-estar e autodesenvolvimento. No entanto, lembre-se de que as informações fornecidas não substituem um diagnóstico ou tratamento médico especializado. É sempre importante consultar um médico qualificado.