Muitos de nós estamos procurando fazer mudanças positivas em nossas vidas.
A melhor maneira de fazer isso não é fazendo resoluções de ano novo, mas criando hábitos que permanecerão no longo prazo:
- Se você quer correr uma maratona, crie o hábito de correr.
- Se você quer escrever um romance, crie o hábito de escrever.
- Se você quer ser mais atento, crie o hábito da meditação.
Claro, é mais fácil falar do que fazer... Mas apesar do esforço, é Totalmente possível criar novos hábitos, sem problemas!
Portanto, neste guia, serão apresentadas as principais etapas para formar os hábitos que mudarão sua vida.
ETAPAS PARA CRIAR UM HÁBITO CONSISTENTE
1- Escolha um hábito positivo.
Algo muito útil é procurar hábitos novos e positivos para formar, em vez de começar a abandonar um mau hábito. Se você quiser parar de comer fast food… concentre-se em criar o hábito de comer mais vegetais.
Bons hábitos positivos para começar: meditação, leitura, escrita, exercícios, comer vegetais, registro no diário, uso do fio dental.
2 - Um hábito de cada vez.
Todos nós temos uma lista de uma dúzia de hábitos que gostaríamos de mudar - e tudo bem agora!
Porém, experiências têm mostrado que, quanto mais hábitos você fizer de uma só vez, menores serão suas chances de sucesso. Mesmo um hábito de cada vez exige foco e energia!
Observa-se que: Fazer um hábito de cada vez é a melhor estratégia, de longe, para qualquer um, exceto para os melhores mestres de hábitos.
3 - Pequenos passos são bem sucedidos.
Algumas pessoas subestimam a importância disso, mas dar um passo de cada vez, é provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer para garantir o sucesso. Sendo assim, Comece bem pequeno.
Medite por 2 minutos por dia na primeira semana (aumente de 2 a 3 minutos por semana apenas se você foi consistente na semana anterior).
Comece a correr por 5 a 10 minutos por dia, não 30 minutos.
Coma uma pequena porção de vegetais em uma refeição, não tente mudar toda a sua dieta de uma só vez.
Comece o menor possível, e vá aumentando gradualmente, desde que permaneça consistente. Pequenos passos permitem que sua mente se ajuste gradualmente, e é de longe o melhor método.
4 - Configurar lembretes.
O que atrapalha as pessoas no começo é lembrar-se de fazer o hábito. Não se deixe esquecer! Configure lembretes visuais onde você deseja se lembrar (por exemplo: na cozinha, para o hábito dos vegetais ou uma nota no espelho do banheiro para usar o fio dental), junto com lembretes digitais em seu telefone e calendário.
5 - Encontre recompensa em fazer.
Você não vai aderir a nenhuma mudança por muito tempo se realmente odiar fazê-la.
Em vez disso, encontre algum prazer em fazer o hábito. Por exemplo, se você for correr, não pense nisso como uma tortura, mas como uma forma de aproveitar o ar livre, de sentir seu corpo em movimento, de se sentir vivo.
Traga a atenção plena a cada momento de fazer o hábito e encontre gratidão e alegria ao fazê-lo. O hábito se tornará a recompensa e você estará ansioso por este belo oásis de atenção plena.
6 - Tente ser o mais consistente possível.
- Quanto mais consistente você for, melhor.
- Resista a adiar o hábito.
- Estabeleça sua política de apenas começar quando disser que fará isso, em vez de ceder ao velho padrão de "Farei isso mais tarde". Esse é um velho hábito que você deseja treinar repetidamente, fazendo-o imediatamente.
7 - Revise e ajuste regularmente.
É útil também revisar como fez seus hábitos no final de cada dia, antes de dormir. Isso pode ajuda-lo a melhorar cada vez mais os hábitos.
É bom revisar no mínimo, uma vez por semana (faça um check-in com sua equipe/companheiros de responsabilidade) e ajuste conforme necessário. Por exemplo, se você esqueceu-se de fazer o hábito, ajuste criando novos lembretes.
Se você não for consistente, considere criar um desafio com sua equipe para que você pague R$10 reais a cada dia que perder (por exemplo).
Ajustar a cada semana, significa que você ficará cada vez melhor em fazer esse hábito. Se você cair, continue voltando.