Uma maneira hábil de comunicar nossas necessidades

Existem duas razões principais pelas quais nossas necessidades não são atendidas. Em primeiro lugar, não sabemos como expressar nossas necessidades para começar e, em segundo lugar, se o fizermos, esquecemos de fazer um pedido claro depois, ou usamos palavras vagas como apreciar, ouvir, reconhecer, saber e outras coisas como essas." disse Marshall B. Rosenberg, o autor da Comunicação Não Violenta.

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Muitas vezes ouvimos termos como: “Você é tão carente”. Esta afirmação implica o quanto alguns não consideram ter necessidades como algo normal ou mesmo útil.

 Provavelmente temos a ideia de que só os egoístas têm necessidades, o que está longe de ser verdade. As necessidades são universais e todos nós as temos. Na verdade, cada ação ou inação nossa é uma tentativa de atender a uma necessidade subjacente.

Por que então não sabemos como comunicar nossas necessidades?

1. Não estamos cientes de nossas necessidades.

2. Ainda que tenhamos consciência de nossas necessidades, não sabemos como expressá-las.

Tornar-se consciente de nossas necessidades nos permite entender o que é importante para nós em um determinado momento. Isso ancora nossas ações de forma que possamos atender a essas necessidades.

 Por exemplo, somente se eu estiver ciente de que tenho necessidade de entretenimento, considerarei quais poderiam ser as diferentes estratégias e ações para atender a essas necessidades. Algumas dessas estratégias podem ser ir a uma sala de cinema, visitar um parque de diversões ou fazer uma chamada de vídeo para um amigo com quem gosto de brincar.

 No entanto, se eu não entender que tenho necessidade de entretenimento, não consigo pensar nas várias maneiras possíveis de atender a essa necessidade. Além disso, é provável que eu não me comunique bem com a outra pessoa.

Posso dizer: “Vamos ao cinema!” Isso não vai ajudar a outra pessoa a entender por que eu quero ir ao cinema. Eles podem concordar caso em que, Terei minha necessidade de entretenimento satisfeita. Mas... Suponhamos que eles me digam: “Por que não vamos àquele restaurante próximo? Parece ser um lugar agradável!”. 

Nesse caso, a outra pessoa pode estar presumindo que eu só preciso sair ou explorar. Então, a menos que eu diga a eles que preciso de entretenimento e, portanto, quero ir ao cinema, eles não saberão.

Esse exemplo, nos leva a entender que, uma vez que entendemos as necessidades, o próximo passo é: Fazer uma Solicitação (ou verificar a solicitação de outra pessoa se ela não comunicar suas preferências diretamente). As solicitações são ações específicas (estratégias) que nos ajudam a atender às nossas necessidades. 

Fazer um pedido significa ser capaz de:

• Pedir claramente o que queremos;

• Sugerir à pessoa o que fazer e não o que não queremos que ela faça;

• Propor uma ação específica para a outra pessoa.

Esses são alguns exemplos de Solicitações claras que podem nos ajudar a entender bem as requisições.

• O que as pessoas normalmente dizem: “Pare de fazer tanto barulho!”.

Como é um pedido claro: “Por favor, fale em voz baixa nesta sala!”.

• O que as pessoas normalmente dizem: “Quero que você me dê toda a sua atenção”.

Como é um pedido claro: “Gostaria que você guardasse o telefone quando estivermos conversando”.

• O que as pessoas normalmente dizem: “Por favor, me dê um feedback honesto sobre o que você pensa sobre a minha ideia”.

Como é um pedido claro: “Por favor, me diga 2-3 coisas que podem ser melhoradas na ideia que acabei de compartilhar com você.”.

• O que se que as pessoas normalmente dizem: “Você poderia, me dar alguma motivação, por favor?”.

Como é um pedido claro: “Quero que você me diga o que posso começar a fazer para começar a trabalhar em minha tarefa.”.

• O que se que as pessoas normalmente dizem: “Você nunca tira um tempo pra mim!”.

Como é um pedido claro: “Quero que você me encontre no sábado, no café às 15h, para que possamos conversar e passar um tempo juntos”.

Fazer pedidos claros nos ajuda a transformar nossas expectativas em acordos.

 Por exemplo, se a solicitação for: “Vocês podem, por favor, ligar suas câmeras assim que eu começar a aula?”.

Durante uma aula virtual, o palestrante espera que os alunos tenham seus vídeos ativados.

A comunicar sua necessidade, eles estão tentando fazer um acordo com os outros para ligar suas câmeras. O palestrante também pode verificar se seu pedido está sendo aceito ou não, observando o número de pessoas que ligam suas câmeras em comparação com as que não ligam.

Fazer pedidos claros, também não garante que teremos o que pedimos da outra pessoa, mas ajudará a outra pessoa, a saber, claramente o que queremos.

Fazer uma solicitação clara, significa ser capaz de propor uma ação específica para a outra pessoa, mas também estar aberto o suficiente para ouvir um 'não' como resposta (afinal, já que entendemos que seu 'não' vem de uma necessidade que ela está tentando atender , em vez de ver o 'não' como eles nos rejeitando).


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